CONCURSO INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Perguntas Frequentes

1 - O que é o Concurso Inovação?

Criado pela Enap em 1996, o Concurso Inovação no Setor Público tem o objetivo de premiar as equipes de servidores que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuindo para a eficácia e eficiência das respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

2 - Quais iniciativas podem ser inscritas?

Somente podem ser inscritas iniciativas desenvolvidas por equipes de servidores públicos, em atividade, no Poder Executivo federal, estadual e distrital, que atuem na administração direta, autárquica, fundacional, bem como em empresas públicas ou sociedades de economia mista. As iniciativas podem envolver desde equipes de servidores, atuando em pequenas unidades administrativas, até coordenações ou setores engajados em processos de mudança.

3 - Existe algum documento com mais informações sobre os procedimentos de inscrição?

Sim. O Manual do Candidato, revisado a cada edição, é preparado com o objetivo de prestar informações mais detalhadas sobre os critérios e procedimentos de inscrição, seleção e premiação do Concurso Inovação.

4 - Como inscrever minha iniciativa inovadora no Concurso?

Para se inscrever, o Manual do Candidato é leitura obrigatória. Nele, constam todas as informações relativas ao preenchimento do formulário de inscrição e às etapas de realização do concurso.

Concluída a leitura das orientações, o candidato deverá preencher todos os itens do formulário eletrônico de inscrição e clicar em “Salvar e Enviar” para encaminhar a iniciativa.

Um e-mail confirmando o envio da iniciativa será encaminhado para o responsável pelo preenchimento da ficha de inscrição, o responsável institucional e seu superior imediato.

5 - Como deve ser elaborado o relato da minha iniciativa?

O relato deve descrever a iniciativa da forma mais detalhada possível, respeitando o limite mínimo de 10 mil e o máximo de 30 mil caracteres, incluindo espaços, a partir das instruções constantes no Manual do Candidato. São informações solicitadas no relato da iniciativa:

Descrição geral

  • Caracterização da situação-problema
  • Objetivos da iniciativa
  • Público-alvo
  • Descrição das etapas da prática inovadora
  • A situação hoje
  • Resumo da iniciativa

Destaques da inovação

  • Por que a iniciativa é inovadora?
  • Resultados e/ou impactos da iniciativa
  • Houve utilização eficiente dos recursos?
  • Parcerias
  • Participação dos beneficiários
  • Mecanismos de transparência e controle social
  • Grau de replicabilidade
  • Grau de sustentabilidade

Lições aprendidas

  • Quais foram as principais barreiras encontradas no desenvolvimento da prática inovadora?
  • Quais barreiras foram vencidas e como?
  • Quais foram os fatores que contribuíram para o sucesso da prática inovadora inscrita?

6 - Uma iniciativa inscrita em anos anteriores pode ser inscrita novamente?

Sim. Iniciativas inscritas e não premiadas podem participar novamente. Contudo, é preciso observar o regulamento da edição vigente e realizar as devidas alterações, se for o caso.

Também podem participar práticas que configurem estágios subsequentes de inovação de iniciativas já premiadas em edições anteriores do concurso.

7 - Quantas pessoas podem compor a equipe?

A equipe executora da iniciativa deve ser composta por no mínimo dois e no máximo 20 servidores.

8 - São aceitos projetos acadêmicos com potencial de implementação na administração pública federal?

Não. Para participar do Concurso Inovação, é necessário que a iniciativa tenha sido implementada e apresente resultados mensuráveis. Assim, não são aceitos projetos, mas somente iniciativas aplicadas na Administração Pública Federal e Estadual.

9 - Quais são os critérios de avaliação?

Na avaliação das iniciativas, são observados os seguintes critérios:

  • inovação
  • resultados e/ou impactos
  • utilização eficiente de recursos
  • parcerias
  • participação dos beneficiários
  • mecanismos de transparência e controle social
  • grau de replicabilidade
  • grau de sustentabilidade

10 - Como as iniciativas são avaliadas?

O processo de seleção das iniciativas é realizado em três etapas:

  1. Triagem de conformidade – observação dos requisitos constantes no edital: pertencer ao Poder Executivo federal ou estadual; estar em vigência e apresentar resultados já mensurados; não ter sido premiada em edições anteriores do Concurso; e preencher corretamente a ficha de inscrição eletrônica, em especial, o campo destinado ao relato da iniciativa.
  2. Avaliação preliminar externa – seleção, pelo Comitê Julgador, de até 30 iniciativas finalistas, 10 de cada categoria, que participarão da etapa final de avaliação.
  3. Avaliação final entre os pares – apresentação oral das iniciativas finalistas, realizada por um representante de cada equipe, seguida da seleção pelos pares, por meio de voto, das cinco melhores iniciativas de cada categoria.

11 - Quais são os prêmios?

Às iniciativas vencedoras são concedidos:  troféu destinado à instituição; certificados individuais de premiação para os integrantes das equipes executoras; e direito ao uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

Além disso, os vencedores passam a compor o Banco de Soluções (disponível no endereço http://inovacao.enap.gov.br) e o Repositório Institucional da Enap (disponível no endereço http://repositorio.enap.gov.br) e as equipes ficam habilitadas a participar de eventos organizados ou viabilizados pela Enap e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, aprimorar e disseminar a inovação no setor público.

12 - Qual é o calendário previsto para o Concurso Inovação?

Os períodos previstos para as etapas de cada edição do Concurso Inovação são:

  1. Período de inscrição: outubro a dezembro do ano corrente.
  2. Divulgação do resultado da primeira etapa de seleção (triagem de conformidade): até fevereiro do ano seguinte.
  3. Divulgação do resultado da segunda etapa de seleção (avaliação preliminar externa): até agosto do ano seguinte.
  4. Divulgação do resultado da terceira etapa de seleção (avaliação final entre pares): até setembro do ano seguinte.
  5. Evento de premiação: até outubro do ano seguinte.

O calendário pode sofrer alterações. Consulte o portal da Enap (www.enap.gov.br) para manter-se informado dos prazos e de outras informações referentes ao Concurso Inovação.

13 - Como faço para receber notícias do Concurso Inovação?

As notícias sobre as etapas e os prazos do Concurso Inovação são veiculadas nos seguintes canais:

Portal Enap – www.enap.gov.br

Facebook – https://www.facebook.com/ENAPGovBr

Twitter – https://twitter.com/EnapGovBr