CONCURSO INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

1º Concurso

1º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal

No ano de 1996, na sua 1ª Edição, foram inscritos 162 projetos e premiados 48. A lista não está em ordem de classificação.

A modernização do INMETRO: um projeto inovador no setor público

Júlio César Carmo Bueno
MICT/Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO
21- 293 5286
O trabalho refere-se ao Plano de Modernização do INMETRO, cujas bases de implementação são a implantação da Qualidade Total para melhoria de seus processos e serviços; o Contrato de Gestão que cria autonomia de gestão, flexibilizando e agilizando o processo de Administração; e o Planejamento Estratégico que busca a excelência empresarial. Este plano é orientado a três objetivos: bem-estar e proteção dos cidadãos, apoio ao desenvolvimento sustentado e capacitação de seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores , cidadãos em geral. Os resultados mostram ampliação do poder do INMETRO como instrumento de estabilização econômica e maior envolvimento dos funcionários devido à satisfação com a capacitação e maiores investimentos. O INMETRO faz parte do projeto de agências autônomas constante do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado do MARE.

A prestação de serviços integrados, eficientes e seguros na classificação vegetal

Yoshio Fugita
Ministério da Agricultura,do Abastecimento e da Reforma Agrária/Delegacia Federal em Mato Grosso do Sul
67- 382 1454
O projeto mostra o esforço de modernização e aperfeiçoamento do gerenciamento dos serviços de classificação vegetal, desenvolvido pelos técnicos da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura em MS,e realizado por meio da promoção de cursos de formação e reciclagem de classificadores, investimentos em renovação e adequação de materiais e equipamentos, e também melhoria de instalações. A clientela atingida são os classificadores de produtos vegetais, prestadores de serviços oficiais e os usuários/consumidores. Os resultados mostram uma inovação na gestão de prestação de serviços, por meio de uma atuação mais firme e objetiva do Ministério da Agricultura, com melhoria da eficiência, beneficiando desde o sistema funcional até o consumidor.

Indicadores de Excelência do Seguro Social

Eliane Lourenço da Silva Souza
Ministério da Previdência e Assistência Social Subsecretaria de Planejamento e Orçamento
61- 317 6411
O projeto refere-se à elaboração de um sistema de avaliação de desempenho global das gerências e postos de atendimento do Seguro Social, baseado num sistema integrado de indicadores , que atribui notas e pesos variáveis de acordo com as metas e prioridades estabelecidas pela Administração. O objetivo é ampliar o monitoramento das unidades, indicar padrões de qualidade e produtividade na prestação de serviços e premiar os servidores mais eficientes. Todas as gerências regionais e entidades representativas dos servidores, além da Diretoria do Seguro Social do INSS, são atingidas. Os indicadores de excelência são calculados mensalmente e divulgados às gerências sob a forma de um ranking de desempenho. Até o momento atual, mais de 70% das gerências atingiram percentuais satisfatórios em vários indicadores, o que demonstra que o profissional do INSS está consciente de sua missão institucional e de seu compromisso com a melhoria da qualidade do atendimento aos beneficiários, assim como com o desempenho e a produtividade dos serviços prestados.

A Saúde Cidadã: uma experiência democrática de controle social na área de saúde mental

João Paulo Bastos Hildebrandt
Ministério da Saúde/Centro Psiquiátrico Pedro II
21- 592 3242
O projeto refere-se à inovação nos modos organizacionais, métodos e procedimentos de planejamento e avaliação das ações do Centro Psiquiátrico Pedro II, rompendo com a descontinuidade político-assistencial do setor público e adotando uma política local mais duradoura, gestada democraticamente pelo conjunto servidor/usuário/população através da consecução de congressos internos. Os resultados indicam avanços refletidos no plano técnico-assistencial e melhoria da qualidade de assistência prestada à população.

Indicadores de Excelência do Seguro Social

Eliane Lourenço da Silva Souza
Ministério da Previdência e Assistência Social Subsecretaria de Planejamento e Orçamento
61- 317 6411
O projeto refere-se à elaboração de um sistema de avaliação de desempenho global das gerências e postos de atendimento do Seguro Social, baseado num sistema integrado de indicadores , que atribui notas e pesos variáveis de acordo com as metas e prioridades estabelecidas pela Administração. O objetivo é ampliar o monitoramento das unidades, indicar padrões de qualidade e produtividade na prestação de serviços e premiar os servidores mais eficientes. Todas as gerências regionais e entidades representativas dos servidores, além da Diretoria do Seguro Social do INSS, são atingidas. Os indicadores de excelência são calculados mensalmente e divulgados às gerências sob a forma de um ranking de desempenho. Até o momento atual, mais de 70% das gerências atingiram percentuais satisfatórios em vários indicadores, o que demonstra que o profissional do INSS está consciente de sua missão institucional e de seu compromisso com a melhoria da qualidade do atendimento aos beneficiários, assim como com o desempenho e a produtividade dos serviços prestados.

A Saúde Cidadã: uma experiência democrática de controle social na área de saúde mental

João Paulo Bastos Hildebrandt
Ministério da Saúde/Centro Psiquiátrico Pedro II
21- 592 3242
O projeto refere-se à inovação nos modos organizacionais, métodos e procedimentos de planejamento e avaliação das ações do Centro Psiquiátrico Pedro II, rompendo com a descontinuidade político-assistencial do setor público e adotando uma política local mais duradoura, gestada democraticamente pelo conjunto servidor/usuário/população através da consecução de congressos internos. Os resultados indicam avanços refletidos no plano técnico-assistencial e melhoria da qualidade de assistência prestada à população.

ATIVA: Sistema de Planejamento e Acompanhamento de Atividades da S.

Domingos Poubel de Castro
Ministério da Fazenda/Secretaria Federal de Controle
61- 226 9600
O projeto refere-se à implementação do ATIVA, um sistema informatizado acessível a todo o Governo Federal, contendo informações gerenciais relativas ao planejamento e acompanhamento das atividades das várias unidades de controle que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. O ATIVA permite a verificação do cumprimento das metas estabelecidas trimestralmente em cada unidade, mensurando a produção, produtividade por servidor, acompanhamento dos resultados alcançados e apuração dos custos de cada tarefa. É um sistema de controle de resultados que permite avaliação de desempenho individual e institucional. A clientela do sistema são as unidades da Secretaria Federal do Controle, composta por 16 Secretarias de Controle Interno – CISET; 23 Delegacias Federais de Controle e pelo órgão central da SFC, além de um cliente não operador do ATIVA, o Tribunal de Contas da União.

Manual de Procedimentos da Divisão de Administração Financeira e Contábil

Fábio Scriptore de Carvalho e Simone B. F. Betzek
MEC/Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná-CEFET-PR(Medianeira)
45- 264 2880
O projeto refere-se à elaboração e implantação de um manual de procedimentos, que contem todas as operações relacionadas ao SIAFI, sistematizando o conjunto das informações necessárias ao melhor modo de funcionamento dos sistemas financeiro e contábil típicos da administração federal. O Manual que é entendido como fonte de informação e de pesquisa básica e necessária na área administrativa, passa também a ser entendido como instrumento de treinamento do servidor na Divisão de Administração Financeira e Contábil. Os resultados da sua utilização têm sido a continuidade dos trabalhos em caso de rotatividade de pessoal, bem como a facilitação da adaptação dos novos servidores recém-chegados à Divisão.

O INSS vai longe ... na busca da comunidade

José Braz Guimarães
MPAS/Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – Superintendência Estadual em Rondônia
69- 224 3570
O projeto refere-se à promoção de ações itinerantes do INSS no estado de Rondônia, constituída pelos postos integrados itinerantes, para servir às populações carentes e com dificuldades de transporte, visando informar, dirimir dúvidas e orientar a comunidade local sobre seus direitos e deveres previdenciários, sociais e trabalhistas. São atingidos todos os segurados obrigatórios, os facultativos e principalmente a clientela rural dos municípios onde não existe o Posto do INSS. Os resultados são medidos pelo alto nível de satisfação e reconhecimento expresso pela população, e pelo grande número de pessoas que demandam os postos itinerantes.

O Modelo de Gestão como Processo de Inovação e Aumento de Produtividade

Carlos César Silva de Albuquerque
MEC / Hospital de Clínicas de Porto Alegre
51- 331 6699
hcpa@dpx1.hepa.ufrgs.br

A experiência tem como base a implantação de um modelo gerencial moderno, com autonomia de gestão, visando construir uma organização estrategicamente planejada, bastante ágil e flexível, horizontalizada hierarquicamente, e envolvendo um alto grau de participação dos seus funcionários. Este processo dura mais de 10 anos (início em 1984); portanto os resultados já se fazem sentir a partir do crescimento quantitativo e qualitativo dos serviços, aumento da qualificação técnico-profissional dos seus recursos humanos, e avanços científicos e tecnológicos possibilitados pelo incremento da atividade de pesquisa e melhoria das instalações e equipamentos utilizados.

Gestão Empreendedora na DAMF / PB

Ministério da Fazenda/Delegacia de Administração da Paraíba
83- 244 2626
O projeto refere-se à inovação da forma de gestão na Seção de Modernização e Informática da DAMF / PB, mediante um sistema contínuo de parcerias com os demais órgãos da área fazendária, visando excelência na qualidade de serviços prestados aos clientes, com a informatização de sua estrutura, aperfeiçoamento da equipe técnica, busca de aprimoramento gerencial e desenvolvimento de ações integradas. Os atingidos são os cidadãos e contribuintes dos órgãos fazendários da Paraíba e seus servidores ativos, inativos e pensionistas. Os resultados ótimos são atribuídos ao sistema de parceria estabelecido, com satisfação dos servidores e motivação do corpo técnico gerencial do MF/PB, na busca de novas soluções.

Plano Integrado de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal

Maria de Lourdes de Miranda Garcia
MEC / Universidade Federal de Uberlândia-UFU
34- 239 4636
O projeto refere-se às inovações adotadas na concepção, planejamento e implementação de ações de capacitação dos servidores da UFU, fundamentados em uma visão do servidor como ser integral e cidadão com direito a uma formação global. As necessidades de capacitação são resultantes da avaliação de desempenho. Destina-se aos servidores técnico-administrativos da UFU, fundações de apoio e comunidade. Os resultados indicam mudanças comportamentais direcionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da comunidade universitária, feedback positivo das chefias e dos usuários dos serviços, e interesse por parte de outras instituições do país.

Pergunte ao Prefeito: divulgação e controle das verbas públicas na educação

Alceu Nogueira da Gama e Nelson Lívio Rosa
MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE e RADIOBRÁS
61- 225 0681
O projeto refere-se à mudança na sistemática de divulgação das verbas distribuídas pelo FNDE, alterando o sistema de informações existente anteriormente, restrito ao Diário Oficial da União, para um sistema mais aberto, envolvendo a mídia eletrônica estatal e mala direta informatizada, para comunicar o mais rápido possível às Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Diretores de Escola e Associações de Pais e Mestres a liberação dos recursos efetuada. Objetiva-se o combate à corrupção e desperdício de dinheiro público, eliminação da ação dos lobistas e a total transparência na liberação de verbas, tornando públicas as informações e permitindo o controle social do uso dos recursos governamentais na Educação. Os resultados mostram maior rapidez e eficiência na aplicação dos recursos destinados à construção e reformas de escolas, bem como melhoria da imagem do FNDE.

Programa de Atendimento nas Agências da ECT por Portadores de Deficiência Física

Júlio Vicente Lopes
MC/Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT
O trabalho refere-se a inovações na ampliação da capacidade das unidades de atendimento a usuários dos Correios, com a introdução de portadores de deficiência física na operação de guichês. A inovação está baseada sobretudo no fato da ECT estabelecer parcerias com as associações de deficientes físicos, em todo o País, por meio de convênios de franquia interna, permitindo que os guichês de agências sejam franqueados às Associações, que os preenchem com os seus associados portadores de deficiência. A remuneração é feita às Associações pelas vendas realizadas, que em seguida remuneram condignamente os ocupantes dos guichês. Os resultados mostram maior eficiência e eficácia no atendimento, maior nível de satisfação dos clientes, viabilidade de novos negócios e cumprimento do papel social da ECT, proporcionando oportunidade de trabalho digno e a concretização de projetos de vida individuais.

Fiscalização Móvel

Ruth Beatriz Vasconcelos Vilela
Ministério do Trabalho/Secretaria de Fiscalização
61- 317 5371
O projeto refere-se à inovação no processo de fiscalização e repressão do trabalho escravo e infantil, por meio de composição de grupos de inspeção formados por Agentes de Inspeção , Procuradores Federais, do Trabalho, Agentes e Delegados da Polícia Federal, possibilitando ações fiscais mais ágeis e mobilização da comunidade . Atinge as pessoas submetidas a trabalhos forçados, agenciadores de mão-de-obra e todo o sistema subjacente ao trabalho escravo. Os resultados evidenciam uma forte e clara articulação entre algumas comunidades e o governo, sendo patentes o reconhecimento da sociedade e de entidades não-governamentais na avaliação positiva das ações realizadas.

Política de Avaliação e Premiação da EMBRAPA: motivar para gerar resultados

Elísio Contini
MAARA/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA
61- 348 4458
O projeto refere-se ao processo de modernização gerencial com a implantação de política de avaliação e premiação do desempenho individual , pretendendo com isto alcançar um maior desenvolvimento organizacional, e motivar os funcionários para a qualidade e o aumento de produtividade. Envolve toda a instituição – 37 centros de pesquisa e 2 serviços especiais – e atinge cerca de 9 000 funcionários. Os resultados compreendem negociação de metas da Diretoria Executiva com cada unidade da Empresa, implantação de planejamento e avaliação de desempenho semestralmente, recursos financeiros negociados da ordem de 1,5% da folha de pagamento para premiação, e aumento das metas propostas para 1996, comparadas aos anos anteriores.

Frota CEFET - Sistema Informatizado de Controle da Frota

Luiz Carlos Metz
MEC/ Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR
41- 244 4544
lcmetz@pedrita.cefet.pr.br

O projeto refere-se à implantação de sistema informatizado de controle de veículos públicos do CEFET-PR e respectivas unidades de ensino descentralizadas/ UNEDS, visando desburocratização e descentralização, com autonomia no gerenciamento, além de maior controle e facilidade no acesso às informações e no processamento de dados. Os atingidos são os funcionários responsáveis pelo controle da frota de veículos oficiais. Os resultados indicam adaptação dos usuários e interesse manifesto de outros órgãos públicos pela sistemática de operacionalização.

Criação e Implantação da Central de Atendimento a Inativos e Pensionistas

Celso Martins Sá Pinto
Ministério da Fazenda/Delegacia da Administração-RJ
21- 240 8023
O projeto refere-se à reestruturação do Serviço de Atendimento a Inativos e Pensionistas da Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro, com a criação da Central de Atendimento a Inativos e Pensionistas/CAIP, visando a melhoria da eficiência dos serviços prestados, com aprimoramento constante do corpo funcional e modernização dos serviços oferecidos. Como resultados positivos nota-se adequação dos procedimentos de informatização e informações gerenciais, descentralização das ações e comprometimento da equipe.

Programa Interativo de Saúde Ocupacional do INMETRO

Valéria Pereira Mucks
MICT/Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO
21- 679 1527
O projeto trata da reestruturação do setor de atendimento médico no Campus de Xerém, Duque de Caxias, RJ, apresentando problemas sociais sérios. Baseou-se em parcerias com a comunidade e a iniciativa privada, buscando recursos para a melhoria da qualidade de vida do quadro funcional bem como o estabelecimento de mecanismos educativos, direcionando o servidor à valorização da saúde. Destina-se aos servidores e seus dependentes, à comunidade local e prestadores de serviços. O ponto forte do Programa é, sem dúvida, o seu alto grau de interação com a comunidade local, envolvendo o setor público e privado. Os resultados evidenciam um ambiente rico em engajamento geral, com servidores e membros da comunidade participando de programas solidários, e as mudanças de comportamento ocorridas em função dos tratamentos de saúde já realizados.

Programa de Melhoria do Atendimento ao Contribuinte na Receita Federal

Maria Helena Cotta Cardozo / Mara Lúcia Monteiro Vieira
Ministério da Fazenda – Secretaria da Receita Federal
61- 314 4196
O projeto refere-se à mudança do modelo de atendimento aos contribuintes da Receita Federal com a implementação, em todas as unidades da federação, da CAC – Central de Atendimento ao Contribuinte, objetivando a melhoria da qualidade dos serviços de atendimento prestados. O modelo adotado baseia-se na integração intersistêmica, o que significa reunir os vários sistemas técnicos que contribuem para um atendimento adequado ao cliente, representando uma mudança radical na cultura organizacional ao valorizar a atividade atendimento ao público. São atingidos cerca de 9,5 milhões de contribuintes que procuram as repartições da Receita Federal. Os resultados são positivos com maior nível de satisfação dos contribuintes e atendentes, integração das atividades relacionadas ao atendimento, contribuindo ao descongestionamento dos outros setores das unidades, e possibilidade de resgate da credibilidade e confiança na Receita Federal.

Desenvolvimento e Implantação do Sistema SANCAD na Área de Projetos

Leandro Martini Ribeiro e Eliane Lima Roedel
Ministério da Saúde/Fundação Nacional da Saúde/Coordenação Regional do Paraná
41- 322 8699
Este projeto foi desenvolvido para gerar um sistema informatizado gráfico de Elaboração de Projetos Técnicos de Engenharia de Redes de Água e Esgoto – SANCAD, revolucionando a forma tradicional de elaboração de projetos. O SANCAD apresenta uma redução substancial de tempo, com a vantagem de melhor qualidade, correção e confiabilidade do produto final obtido. Este software tornou-se padrão nacional na Fundação Nacional de Saúde e sua clientela abrange profissionais de várias instituições públicas e privadas. Os resultados são positivos, dado o enorme ganho de produtividade, com diminuição de pessoas necessárias ao projeto, menor tempo para conclusão do mesmo, assim como melhor qualidade obtida em relação à apresentação das peças gráficas e à solução que o engenheiro possa alcançar.

Educação e Saúde: uma proposta para o serviço de Hemato-Oncologia

Leodi Conceição Meireles Ortiz
MEC/ Universidade Federal de Santa Maria – Hospital Universitário-Serviço de Hemato-Oncologia
55- 226 1616
Esta proposta buscou uma forma de operacionalizar fins educacionais em entidade hospitalar para pacientes infantis portadores de câncer. Conjugado ao tratamento terapêutico, foi instalada uma sala de Atendimento Pedagógico, representando uma alternativa de educação não-formal dentro do ambiente hospitalar, amenizando os traumas de internação e tratamento prolongado, buscando valorizar a socialização, o despertar da curiosidade, gosto pelo imaginário e a produção do saber, para que a criança ao terminar o tratamento não esteja despreparada para a vida escolar. Os resultados positivos são constatados pelas mudanças comportamentais das crianças em relação ao prazer pela vida, criatividade, socialização, atitudes de organização, disciplina e participação, além do desenvolvimento intelectual, motor e motivacional para a vida escolar.

Programa de Incentivo à Qualidade Total - Ação Total

Eduardo H. P. S. Araújo e Márcia Barbosa
Ministério da Fazenda – Secretaria da Receita Federal/ DRF-RJ
21- 253 6322
O projeto refere-se à implantação de Programa de Qualidade Total, centrada na solução de problemas, na Agência da Receita Federal – Centro Norte, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Houve efetivação de mudanças em todo o sistema, adequação de procedimentos e regulamentos, e aplicação de Organização e Métodos, objetivando capacitação e valorização dos funcionários, otimização de rotinas, eliminação de desperdício de tempo e eficiência no atendimento ao público. Os resultados indicam sucesso com aumento de produtividade, satisfação, motivação e integração dos funcionários, melhoria do nível de atendimento e de qualidade dos serviços ofertados.

Financiamento da Cultura: Estado X Sociedade - Mecenato : a parceria que deu certo

Angélica Salazar Pessôa Mesquita
Ministério da Cultura/Secretaria de Apoio à Cultura
61- 226 3096
A experiência refere-se às modificações na Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura, direcionada à agilização e simplificação dos processos de incentivo ao mecenato cultural. A clientela atingida é a sociedade, os produtores culturais e empresários. Os resultados são positivos , dado o crescimento da demanda de projetos apresentados, aprovados e incentivados e a maior participação de projetos do Norte e Nordeste, evidenciando a desconcentração do eixo Rio – São Paulo.

Projeto GEPPU - Gerenciamento e Planejamento de Projetos Urbanos

Peter Pfeiffer
MEC/Universidade Federal Fluminense/Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos – NEPHU
21- 620 1034
O projeto trata da reorganização institucional do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos /NEPHU , visando melhor estruturá-lo para atender às demandas crescentes de assessoria técnica na área urbana e social. Foi implantada uma estrutura organizacional mais adequada, baseada em uma melhor distribuição de tarefas e funções, coordenação eficiente das atividades, fortalecimento do “esprit de corps” da equipe, e aumento da sua capacidade técnica em planejamento participativo e gerenciamento de projetos. Todos os recursos humanos do Núcleo foram envolvidos em workshops específicos para trabalhar a mudança, com o apoio técnico de especialistas em planejamento e gerenciamento de projetos, e de desenvolvimento organizacional. Os resultados são bastante positivos em termos de melhor organização do trabalho , melhor aproveitamento do espaço físico, melhoria da comunicação interna, melhor relacionamento e aproveitamento do potencial da equipe, agilidade administrativa e ampliação de cooperação externa mais eficaz.

Projeto de Formação Educacional Básica

Clayton Geraldo Mendonça de Castilho
Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria Executiva – Coordenação-Geral de Recursos Humanos
61- 321 9463
O projeto refere-se a um programa de alfabetização para servidores e prestadores de serviço do MEC. Busca a valorização do servidor, ampliação da escolarização, criação de condições para desenvolvimento da auto-estima e auto-confiança, satisfação no trabalho e participação crítica no processo sócio-político-cultural. São atendidos servidores do quadro pessoal do MEC, empregados das firmas prestadoras de serviços e jovens que prestam o serviço militar no Ministério do Exército .Como resultados, constatam-se a alfabetização de dezenas de alunos, a ampliação do programa, mudanças comportamentais positivas com a participação ativa dos alunos e os sentimentos expressos de auto-valorização.

Controle dos estoques públicos de grãos

Rogério José Rabelo
Ministério da Agricultura e do Abastecimento/Secretaria de Controle Interno – CISET
61- 218 2329
O projeto refere-se à reestruturação do Sistema de Gestão de Estoques Públicos de Grãos e da Política de Garantia de Preços Mínimos, visando sanear os problemas existentes, mudar a imagem do Sistema de Controle Interno Federal, prestar melhor assessoramento aos Ministros da Agricultura e da Fazenda, além de atender às demandas do Tribunal de Contas da União e da Justiça Federal. Baseou-se num conjunto de vistorias compartilhadas junto às unidades dos principais estados armazenadores de grãos, constituídas por equipes de trabalho integradas por técnicos e analistas de finanças e controle, desenvolvendo assessoramento eficiente, buscando ultrapassar a ótica tradicional do legalismo e do formalismo. Os resultados são considerados ótimos, visto o retorno de recursos financeiros aos cofres públicos, mudanças ocorridas na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e aperfeiçoamento das parcerias institucionais.

Projeto CAT: Controle de Atendimento Técnico

Regina Célia Teixeira Pádua
MPAS/DATAPREV/Escritório Estadual de Minas Gerais
31- 201 3276
O projeto se refere à montagem de um sistema informatizado para atender e controlar as demandas dos usuários de equipamentos e sistemas utilizados na área de abrangência da unidade regional da DATAPREV em MG. Representa uma experiência de profissionalização da área de atendimento, mediante a padronização de procedimentos e a utilização de recursos humanos devidamente qualificados para gerir recursos técnicos de computação. Os resultados demonstram melhoria do atendimento, sensível redução de tempo gasto, excelente grau de confiabilidade de cadastramento, diagnóstico e solução de problemas, além da melhoria da assistência ao cliente.

Convênio do Sistema de Gestão Participativa

Douglas Gerson Braga
MPAS / Instituto Nacional do Seguro Social – INSS/SP -Coordenação de Arrecadação e Fiscalização – CAF 11- 229 3293
A experiência está baseada na adoção de um novo conceito de gerenciamento das relações de trabalho e do tratamento de conflito no setor público, regulando o relacionamento entre o Sindicato e a Administração, buscando promover a participação democrática de todos os atores envolvidos, tendo em vista a melhoria da qualidade dos compromissos do serviço público e defesa dos interesses gerais da sociedade. A clientela na etapa de implantação compõe-se dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias e suas entidades de classe. Os resultados são satisfatórios quando se considera o pouco tempo de funcionamento do sistema, e a conseqüente implantação do modelo de avaliação de desempenho, no qual os fiscais de contribuições previdenciárias puderam participar em condições de absoluta igualdade.

Círculo de Controle de Qualidade

Celso Rodrigues de Souza e Anderson Geraldo Costa
MME/Companhia Vale do Rio Doce-Superintendência de Pelotização 27- 335 5585
O projeto refere-se a uma proposta de mudança do processo de trabalho, levantado como situação problemática, entre os membros de um grupo em reunião de círculo de controle de qualidade. Como conseqüência, o processo relativo às trocas de revestimento dos espelhos de moinho, usados na moagem de minérios em usinas de pelotização, foi facilitado por meio de mudanças de procedimento específicas, o que contribuiu significativamente para a otimização do tempo gasto nesta atividade. O papel das reuniões de trabalho no círculo de controle da qualidade, bem como o comprometimento e dedicação das pessoas envolvidas, foram o ponto chave do sucesso da experiência.

Psicologia na Polícia Federal: relato de uma experiência que está dando certo

Jorcelino Luiz Rodrigues dos Santos
Ministério da Justiça – Dep. Polícia Federal/Superintendência Regional no RS 51- 337 2111
O projeto refere-se à implantação de um Núcleo de Psicologia e Assistência Social, objetivando atendimento à comunidade policial federal do Rio Grande do Sul. Tal Núcleo representa uma integração das áreas clínica, organizacional e educacional, proporcionando um trabalho de promoção do bem-estar, prevenção dos problemas ligados aos fatores estressantes oriundos das peculiaridades das atribuições da Instituição, além de tratamento e apoio aos servidores e dependentes. O atendimento pode ser voluntário, a partir de ocorrência administrativa ou policial, podendo também ocorrer por solicitação da família, encaminhamento da chefia imediata, do coordenador do NUPAS ou pelo médico do DPF. Os resultados mostram aceitação da proposta de trabalho com a procura de pessoas pelos atendimentos, e melhoria no desempenho e iniciativa dos funcionários atendidos, repercutindo positivamente no ambiente de trabalho.

Como promover e trabalhar em parceria

Ministério da saúde/Instituto Nacional do Câncer – INCA
21- 263 6565
O trabalho refere-se à criação de um programa de avaliação e controle em relação aos procedimentos de diagnóstico/ prescrição / realização de tratamentos pelo Instituto Nacional do Câncer em parceria com o Sistema Único de Saúde – SUS, representado pelo Núcleo de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, RJ. O programa que possibilita o ajuste do sistema de saúde, permitindo uma melhor utilização dos recursos disponíveis e gerando informações para a tomada de decisões, foi implantado em diversos SUS melhorando os programas de computador, as bases técnicas da auditoria em Oncologia e os aspectos quantitativos e qualitativos dos serviços oncológicos.

Controle de bens permanentes por usuário

Jailson Dias Santos
MAARA/ Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira – CEPLAC 73- 214 3001
O projeto refere-se à mudança da responsabilidade do controle patrimonial, antes centralizada na figura exclusiva dos chefes de unidades, para uma responsabilidade dividida entre os chefes e os servidores. A introdução de novos controles tem como objetivo a redução dos desaparecimentos e danos ao patrimônio, além das sindicâncias e inquéritos de volumosos gastos financeiros . Os resultados são a facilitação do acompanhamento e controle dos bens patrimoniais públicos, o envolvimento dos funcionários que passam a cuidar melhor do patrimônio, assim como aprovação das auditorias governamentais que recomendam a implantação deste sistema em toda a CEPLAC.

Avaliação de desempenho em estágio probatório - valorização e capacitação profissional

Maria Albertina Carino de Camargo
MEC/Universidade Federal do Paraná
O projeto refere-se à implantação de processo de acompanhamento do servidor no seu ajustamento inicial, com avaliação de desempenho em duas etapas do período probatório. Objetiva acompanhar sistematicamente o servidor, subsidiar a Unidade de Recrutamento e Seleção, dar feedback às chefias, favorecer relações intergrupais e proporcionar soluções inerentes a cada caso. Destina-se a todos os servidores recém-admitidos na instituição. Os resultados são conscientização da chefia imediata em propiciar ao avaliando adaptação ao grupo de trabalho, discernimento do avaliado de seus direitos e deveres, com participação efetiva no processo, e implantação de comissão avaliativa habilitada para avaliar justa e imparcialmente o desempenho do servidor.

Centro de Iniciação Profissional

Suzana Maria Marques
Ministério do Trabalho/Delegacia Regional do Trabalho no RS/Agência Municipal de Novo Hamburgo 51- 593 2227
O projeto refere-se a programa social educativo implantado no Centro de Iniciação Profissional, em Novo Hamburgo, RS, visando oportunizar aprendizagem profissional a menores carentes, preparando-os assim para competição no mercado de trabalho e prevenindo processo de marginalização. Objetiva parceria entre entidades, governo e empresários, garantindo aprendizagem remunerada a adolescentes carentes na faixa de 13 a 17 anos. Os resultados são positivos com a implantação de cursos profissionalizantes e o reconhecimento do mérito pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, que já propôs a ampliação do mesmo.

Rodízio nas atividades da SEREM

Maria de Lourdes Pereira
Ministério da Justiça – Imprensa Nacional – Seção de Recebimento, Seleção e Registro de Matérias
61- 313 9539
O projeto refere-se à introdução de mudanças na Seção de Recebimento, Seleção e Registro da Divisão de Jornais Oficiais, com a implantação de rodízio entre os funcionários, objetivando levá-los à participação apta e ativa nas várias tarefas existentes, possibilitando ao público externo usufruir de um atendimento mais rápido e preciso. A pequena complexidade das tarefas envolvidas facilitou a implantação do rodízio. Os resultados são positivos evidenciando maior organização, motivação e satisfação dos funcionários com as tarefas realizadas, e grande envolvimento dos mesmos nas propostas de melhorias sugeridas para o aperfeiçoamento e eficiência do serviço.

Racionalização do Almoxarifado do 4° Regimento de Carros de Combate em Rosário do Sul - RS

Reinaldo Menna Barreto de Barros Falcão Boson
Ministério do Exército/Comando Militar do Sul – 4° Regimento de Carros de Combate
55- 231 2571
A experiência é uma aplicação da Gestão Pela Qualidade Total, através do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, objetivando mudança de comportamento dos usuários do almoxarifado, com a incorporação da mentalidade de combate ao desperdício de materiais e eliminação da perda de tempo e da burocracia desnecessária. A clientela atingida foram os integrantes do 4° RCC de Rosário do Sul. Os resultados superam as metas estabelecidas de economia de materiais, tendo sido muito rápida e eficaz a assimilação do comportamento pretendido.

A prestação de serviços integrados, eficientes e seguros na classificação vegetal

Yoshio Fugita
Ministério da Agricultura,do Abastecimento e da Reforma Agrária/Delegacia Federal em Mato Grosso do Sul
67- 382 1454
O projeto mostra o esforço de modernização e aperfeiçoamento do gerenciamento dos serviços de classificação vegetal, desenvolvido pelos técnicos da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura em MS,e realizado por meio da promoção de cursos de formação e reciclagem de classificadores, investimentos em renovação e adequação de materiais e equipamentos, e também melhoria de instalações. A clientela atingida são os classificadores de produtos vegetais, prestadores de serviços oficiais e os usuários/consumidores. Os resultados mostram uma inovação na gestão de prestação de serviços, por meio de uma atuação mais firme e objetiva do Ministério da Agricultura, com melhoria da eficiência, beneficiando desde o sistema funcional até o consumidor.