CONCURSO INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

9º Concurso

1º Lugar - SISTEMA RADAR COMERCIAL

Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Brasília-DF

O Sistema Radar Comercial – www.radarcomercial.desenvolvimento.gov.br – é uma ferramenta inédita de inteligência comercial, que permite a identificação de oportunidades comerciais no mercado externo, em nível de seis dígitos do Sistema Harmonizado (SH6). As informações e análises oferecidas pelo Sistema contêm elementos básicos para a formulação de estratégias de promoção comercial – tanto do governo como da iniciativa privada -, para o direcionamento dos fluxos de investimentos voltados para a ampliação das exportações brasileiras e para o balizamento dos interesses do Brasil em negociações internacionais. A partir de um código SH, ou de uma palavra chave que identifique determinado produto, o usuário do Sistema pode acessar, via internet, uma gama de análises sobre o produto desejado, em diferentes mercados. Além disso, o sistema possibilita a seleção dos “produtos prioritários”, para o Brasil ou para cada Estado da Federação.

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2º Lugar - SISTEMA DE CUSTOS E INFORMAÇÕES GERENCIAIS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

Banco Central do Brasil, Ministério da Fazenda, Brasília-DF

O Banco Central do Brasil desenvolveu e implantou, no período de abril de 2002 a março de 2003, Sistema de Custos e Informações Gerenciais, utilizando o método de custeio baseado em atividades – Activity Based Costing (ABC), destinado a apurar os custos das atividades, dos projetos, dos processos e dos produtos e serviços ofertados pela Instituição, distribuídos pela sua estrutura organizacional. O sistema, mais do que um enfoque voltado para o simples controle e redução de custos, constitui-se em significativo instrumento de apoio gerencial, ao propiciar a utilização mais racional de todos os recursos consumidos. Ademais, apresenta-se como iniciativa pioneira, vez que, pelo que se tem notícia, inexistem experiências semelhantes em organizações com este porte e com a amplitude adotada neste caso, tanto no âmbito governamental brasileiro, quanto no que se refere aos demais bancos centrais espalhados pelo mundo.

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3º Lugar - CENTRO DE PESQUISAS DO HCPA: INOVANDO A GESTÃO DA PESQUISA POR MEIO DE LABORATÓRIOS

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ministério da Educação, Porto Alegre-RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na condição de hospital de ensino, tem a pesquisa inserida no seu dia-a-dia e para a coordenação dessas atividades, conta com o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG). Sensibilizado com as dificuldades encontradas pelos pesquisadores para a realização de seus projetos, o GPPG desenvolveu e implantou um novo modelo de gestão de infra-estrutura da pesquisa por meio de laboratórios compartilhados e temáticos. Os resultados deste trabalho foram a redução da duplicidade de investimentos para o mesmo fim através do uso racional de espaço físico e equipamentos; a desvinculação das atividades de pesquisa da rotina assistencial, a viabilização de um local adequado para projetos com modelos animais. Como dividendo desta prática, a troca de experiências de forma sistemática e a maior integração dos pesquisadores resultaram num acréscimo de projetos multidisciplinares na Instituição.

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4º Lugar - O NOVO OLHAR SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS DO SETOR PÚBLICO, NA NOVA IDADE DA DEMOCRACIA

Diretoria de Gestão de Pessoas e Administração, Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás), Brasília-DF

Em 2003, a Radiobrás inovou seu estilo de gestão ao propor a formação de 17 Grupos de Trabalho sobre assuntos estratégicos da empresa, com a participação voluntária dos empregados. Nesses grupos foram elaborados projetos estruturados como forma de buscar soluções criativas, inovadoras e econômicas para os problemas específicos da empresa, introduzindo dessa foram a Gestão Participativa, que evolui para a Gestão pela inclusão e pela educação.

Responsável pela iniciativa
Nome: Eugênio Bucci
Cargo: Presidente
Endereço: SCRN 702/3 Bloco B, Edifício Radiobrás
Tel: (61) 327-4200 Fax: (61) 327-4203
e-mail: bucci@radiobras.gov.br

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5º Lugar - PROGRAMA GESAC - GOVERNO ELETRÔNICO - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Secretaria de Telecomunicações, Departamento de Inclusão Digital, Ministério das Comunicações, Brasília-DF

Promover a inclusão digital como alavanca para o desenvolvimento social auto-sustentável e promoção de cidadania. Este é o principal objetivo do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), projeto de inclusão digital destinado às camadas C, D e E da sociedade. Com o Gesac, serviços avançados de inclusão digital ficam disponíveis para setores da sociedade que hoje estão excluídos do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de computadores. O programa conta hoje com 3.200 unidades de comunicação (antenas VSAT e modens que permitem a conexão à Internet de alta velocidade via satélite) funcionando em escolas, unidades militares e telecentros, com média de sete computadores em cada ponto.

Responsável pela iniciativa
Nome: Antônio Bezerra de Albuquerque Neto
Cargo: Diretor do Depto de Inclusão Digital
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco R – Brasília – DF
Telefone: (61) 311-6260 Fax: (61) 311-6626
e-mail: antonio.neto@mc.gov.br

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6º Lugar - GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS: OTIMIZAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ministério da Educação, Porto Alegre-RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, hospital universitário da UFRGS, de excelência no sistema público de saúde, trabalha com amplo leque de insumos de alta tecnologia. Esta experiência trata da redefinição dos processos de compra visando ampliar condições de negociação e participação dos usuários, padronizar a utilização de material de consumo e fortalecer o processo decisório. Este projeto compreendeu estabelecimento de padrões de demanda viáveis em termos de qualidade e preço, geração de informações de apoio a decisão, reuniões com usuários e fornecedores, análise de mercado e definição do melhor procedimento de compra, otimizando o uso do pregão. Estas ações trouxeram como resultados a economia na compra dos insumos, diminuição do tempo do processo de compra e a criação de um ambiente integrado desde o usuário até a área executora.

Responsável pela iniciativa
Nome: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado
Cargo: Presidente
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2350. Bairro Bom Fim
Porto Alegre, RS CEP 90035-003
Tel: (51) 2101-8202 Fax: (51) 2101-8001
e-mail: hcpa@hcpa.ufrgs.br

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7º Lugar - MODELO DE GESTÃO DE CAPACITAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - POOL DE CAPACITAÇÃO

 

Casa Civil (CC), Presidência da República, Brasília-DF

Para bem cumprir com a sua missão de “apoiar o Presidente da República nas funções de Chefe de Estado, Chefe de Governo e Líder da Nação e coordenar ações de Governo”, a Presidência da República (PR) vem implementando mudanças para a melhoria da gestão e, como parte desse processo, procedeu ao redesenho do seu modelo de gestão de pessoas. A função capacitação, foco do presente trabalho, passa a ser concebida dentro de uma nova proposta materializada no modelo Pool de Capacitação que tem por objetivos aumentar a capacidade do processo, alinhar a área de recursos humanos às estratégias institucionais e sintonizá-la com a cultura organizacional e os cenários externos. O modelo sustenta-se em três pilares: a desconcentração do processo de capacitação, a constituição de parcerias e a gestão por competências. O processo de capacitação passa a operar de forma sistêmica, desconcentrada e articulada em rede interna e externa.

Responsável pela iniciativa
Nome: Selma Teresa de Castro Roller Quintella
Cargo: Diretora de Recursos Humanos
Endereço: Palácio do Planalto, Anexo III, sala 210
Tel: (61) 411-2383 Fax: (61) 223-9614
e-mail: selma.quintella@planalto.gov.br

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8º Lugar - SISTEMA DE CONTROLE DA ARRECADAÇÃO DO ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA

Departamento do Fundo de Marinha Mercante, Ministério dos Transportes, Rio de Janeiro-RJ

O MERCANTE, desenvolvido por técnicos do Ministério do Transporte em parceria com o SERPRO, constitui-se numa ferramenta extremamente eficaz à concretização das ações implementadas por esse Órgão, voltadas à dinamização do subsetor da Marinha Mercante, visando o incremento do transporte marítimo e a revitalização da indústria da construção naval. Atende, atualmente, a uma comunidade de 7 mil usuários, distribuídos pelos segmentos público e privado. O MERCANTE permite: ” Integrar as diferentes entidades públicas e privadas, ligadas direta ou indiretamente ao transporte aquaviário, no sentido de sistematizar o tratamento das informações provenientes das operações de transporte de cargas por via marítima; ” Desburocratizar as ações e reduzir os custos operacionais referentes aos métodos e procedimentos para liberação de cargas nos portos; ” Ampliar a rede bancária arrecadadora do AFRMM; ” Controlar a Arrecadação do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, através de meios eletrônicos; ” Promover a integração entre os diversos sistemas de informações institucionais do Governo Federal, no âmbito do comércio exterior, destacando-se, o SISCOMEX; ” Proporcionar uma maior transparência na gestão dos recursos financeiros provenientes da arrecadação do adicional ao frete; ” Propiciar total gestão nos processos de isenção, suspensão e ressarcimento do adicional ao frete, assegurando um significativo aumento da receita pública; e Prover os meios e os instrumentos indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento sustentável do transporte aquaviário.

Responsável pela iniciativa
Nome: Nadilene Alves Fernandes da Rosa
Cargo: Chefe de Divisão de Apoio a Tecnologia
Endereço: Rua Miguel Couto 105 – 12° Andar
Tel: (21) 32136065 Fax: (21) 32136068
e-mail: nadilene.rosa@transportes.gov.br

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