CONCURSO INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Publicações

GED.CITSMART.REC_FROM_GED_937

Esta publicação apresenta os relatos das experiências vencedoras da 20ª edição do Concurso Inovação, agrupados de acordo com a área temática,
com o objetivo de disseminar as práticas premiadas e incentivar a adoção de iniciativas inovadoras com resultados comprovados por outras organizações
que enfrentam desafios semelhantes. Ao todo, são 11 iniciativas premiadas, que se somam ao rol de práticas inovadoras de gestão premiadas anteriormente.

2e8dce24afcfbe85d723e2010b2b51b7

Esta publicação apresenta os relatos das experiências vencedoras da 19ª edição do Concurso Inovação, agrupados de acordo com a área temática, com o objetivo de disseminar as práticas premiadas e incentivar a adoção de iniciativas inovadoras com resultados comprovados por outras organizações que enfrentam desafios semelhantes. Ao todo, são dez iniciativas premiadas, que se somam ao rol de práticas inovadoras de gestão premiadas anteriormente.

18

Ações premiadas no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - 2013, 2014. 233 páginas.

Este livro reúne as dez iniciativas premiadas no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Nessa 18ª edição, o Concurso conta com o apoio da Embaixada da França, da Embaixada da Noruega e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que premiam os primeiros colocados com visitas técnicas. A Enap também premia os vencedores com vagas nos cursos de “Especialização em Gestão Pública” e “Desenvolvimento Gerencial”, publicações da Escola, livro contendo os relatos das iniciativas, certificado, divulgação no Banco de Soluções do site do Concurso, assinatura de um ano da Revista do Serviço Público (RSP) e Selo Inovação.

17

Ações premiadas no 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - 2012, 2013. 197 páginas.

Este livro reúne as dez iniciativas premiadas no 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Nesta 17ª edição, o Concurso conta com os apoios da da França, da Noruega e da Nova Zelândia; da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ); e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que premiam os primeiros colocados com visitas técnicas. A Enap também premia os vencedores com vagas nos cursos de “Especialização em Gestão Pública” e “Desenvolvimento Gerencial”, publicações da Escola, livro contendo os relatos das iniciativas, certificado, divulgação no Banco de Soluções do site do Concurso, assinatura de um ano da Revista do Serviço Público (RSP) e Selo Inovação.

16

Ações premiadas no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2011. Brasília, 2011. 190 páginas.

Este livro reúne as dez iniciativas premiadas no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Nesta 16ª edição, o Concurso conta com os apoios da Embaixada da França, da Embaixada da Noruega, da Agência de Cooperação Internacional Alemâ (GIZ) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que premiam os primeiros colocados com visitas técnicas. A ENAP também premia os vencedores com vagas nos cursos de “Especialização em Gestão Pública” e “Desenvolvimento Gerencial”, publicações da Escola, livro contendo os relatos das iniciativas, certificado, divulgação no Banco de Soluções do sítio do Concurso, assinatura de um ano da Revista do Serviço Público (RSP) e Selo Inovação.

15

Ações premiadas no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2009. Brasília, 2010. 200 páginas.

Pesquisa ENAP. Este livro reúne as dez iniciativas premiadas no 15 º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Com esta publicação, reforçamos o compromisso de divulgação das iniciativas vencedoras, para que servidores possam utilizá-las de forma que sirvam como referencia ou inspiração na busca de alternativas aos problemas de gestão. As ações premiadas neste ano compreendem as áreas: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; Atendimento ao cidadão; Gestão da informação; Melhoria dos processos de trabalho.

14

Ações premiadas no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2009. Brasília, 2009. 182 páginas.

Pesquisa ENAP. Neste livro estão publicados os relatos das dez iniciativas premiadas no 14 º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Esta publicação firma o compromisso da ENAP com a divulgação das iniciativas vencedoras, para que sirvam de referencia ou inspiração a servidores que buscam alternativas aos problemas de gestão. As práticas inovadoras premiadas neste ano abrangem as seguintes áreas : Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; Avaliação e monitoramento de políticas públicas; Gestão da informação; Gestão e desenvolvimento de pessoas; Melhoria de processos de trabalho e Planejamento, gestão e desempenho institucional.

13

Ações premiadas no 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2008. Brasília, 2009. 178 páginas.

Pesquisa ENAP. A publicação apresenta o relato das dez iniciativas premiadas no 13 º Concurso inovação na Gestão Pública Federal que constituem registros importantes e trazem um elevado número de informações, constituindo fonte de referência para auxiliar dirigentes e equipes na busca de soluções para problemas de gestão. As iniciativas publicadas nesta edição representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: Arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; Atendimento ao cidadão; Melhoria dos processos de trabalho; Planejamento, gestão e desempenho institucional.

12

Ações premiadas no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2007. Brasília, 2008. 158 páginas.

Pesquisa ENAP. Os projetos premiados no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; atendimento ao cidadão; avaliação e monitoramento de políticas públicas; gestão da informação; e melhoria dos processos de trabalho.

11

Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2006. 164p, 2007. Brasília, 2006. 240 páginas.

Juliana Girão de Morais (Org.). Projetos premiados no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: arranjos institucionais para coordenação e implementação de políticas públicas (intra e inter-governamental); atendimento ao usuário; avaliação e monitoramento de políticas públicas; cidadania e inclusão social; controle de resultados; estabelecimento de padrões de atendimento de serviços; implementação de melhoria contínua; planejamento e gestão estratégica.

10

Ações premiadas do 10 º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2005. Brasília, 2006. 240 páginas.

Juliana Girão de Morais(Org.) A publicação apresenta o relato das 20 experiências premiadas no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal e é uma importante fonte de referência de soluções concretas para problemas enfrentados no dia-a-dia da administração pública.. Nesta publicação, o leitor encontrará iniciativas inovadoras nas seguintes áreas: articulação de parcerias, avaliação de desempenho institucional, avaliação e monitoramento de políticas públicas, estabelecimento de padrões de atendimento de serviços, gerenciamento de pessoas e capacitação, gerenciamento de informações, implementação de melhoria contínua, planejamento e gestão estratégica, simplificação e agilização de procedimentos.

9

Ações premiadas no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2004. 109p, 2005.

Juliana Girão de Morais (Org.). Projetos premiados no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: Articulação de parcerias, Atendimento ao cidadão e inclusão digital, Gerenciamento de custos, Planejamento e gestão estratégica e Simplificação e agilização de procedimentos.

8

Ações premiadas no 8º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal 2003. 196p, 2004.

Andrea Barreto de Paiva e Frederico Augusto G. Araújo (Orgs.). Projetos premiados no 8º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: articulação de parcerias, estabelecimento de padrões de atendimento e serviços, gerenciamento de informações, implementação de melhoria contínua, inclusão social e simplificação e agilização de procedimentos.

7

Ações premiadas no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão 2002. 228p, 2002.

Gustavo Amorim Coutinho (Org.). Projetos premiados no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Helio Beltrão. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: planejamento e gestão estratégica, estabelecimento de padrões de atendimento e serviços, simplificação e agilização de procedimentos, atendimento ao usuário, articulação de parcerias, gerenciamento de pessoas e capacitação, gerenciamento de informações, avaliação de desempenho institucional e gerenciamento de custos.

6

Ações premiadas no 6º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão 2001. 240p, 2002.

Gustavo Amorim Coutinho (Org.). Projetos premiados no 6º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Helio Beltrão. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: planejamento e gestão estratégica, articulação de parcerias, atendimeno ao usuário, gerenciamento de informações, gestão financeira e orçamentária, gestão de pessoas e capacitação, gestão de serviços gerais, gestão de suprimentos e simplificação e agilização de procedimentos.

5

Inovações na Gestão Pública Federal: balanço de cinco anos do concurso promovido pela ENAP. 153p., 2001.

Chélen Fischer de Lemos (Org.).
Projetos premiados no 5º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Helio Beltrão. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: atendimento ao usuário, gestão de pessoas e capacitação, controle de resultados, gestão de serviços gerais, gestão de suprimentos, planejamento e gestão estratégica, articulação de parceiras, simplificação e agilização de procedimentos e gerenciamento de informações.

51

Ações premiadas no 5º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão 2000. 197 p., 2001

Chélen Fischer de Lemos (Org.).
Projetos premiados no 5º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Helio Beltrão. Representam contribuições para a melhoria da gestão pública nas seguintes áreas: atendimento ao usuário, gestão de pessoas e capacitação, controle de resultados, gestão de serviços gerais, gestão de suprimentos, planejamento e gestão estratégica, articulação de parceiras, simplificação e agilização de procedimentos e gerenciamento de informações.

4

Ações premiadas no 4º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal - Prêmio Helio Beltrão 1999 250 p., 2000

Vera Lúcia Petrucci e Lícia Maria Umbelino. (Orgs.)
Apresentação das 18 iniciativas que receberam o Prêmio Helio Beltrão em 1999, contendo os projetos, equipe responsável e dados cadastrais institucionais.

3

Ações premiadas no 3º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal 152 p., 1999

Vera Lúcia Petrucci e Lícia Maria Umbelino (orgs.)
Apresentação resumida dos 50 projetos vencedores do 3º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, realizado conjuntamente pelo MARE e ENAP em 1998.

2

Ações premiadas no 2º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal 121 p., 1998

Maria Elisabete Ferreira e Lícia Maria Umbelino (orgs.)
Apresentação resumida dos 46 projetos vencedores do 2º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, realizado conjuntamente pelo MARE e ENAP em 1997

1

Ações premiadas no 1º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal 223 p., 1998

Vera Lúcia Petrucci e Maria das Graças Rua (Orgs.)
Apresentação resumida dos 48 projetos vencedores do 1º Concurso de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, realizado conjuntamente pelo MARE e ENAP em 1996